ARTISTAS & ANTI-ARTISTAS TRANS[ACTO]

página em contínuo desenvolvimento dedicada às biografias dos artistas participantes nas várias edições/iniciativas de TRANS[acto]


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ANDERSON PAIVA | bio | Nasceu em Salvador, Bahia (Brasil), e reside em Coimbra (Portugal). Artista visual e professor de arte da Universidade Federal de Roraima. Explora a precariedade da imagem e atualmente realiza investigação artística sobre paisagens celestes no doutoramento em Arte Contemporânea da Universidade de Coimbra. andersonalias.wix.com/portfolio

ANDREA INOCÊNCIO bio | Nasceu em​ Coimbra, Portugal em 1977​.  Assistente Convidada de Artes Visuais na ESEC – Instituto Politécnico de Coimbra (2010 – 2012). Vencedora do Concurso de projetos artísticos “Serralves em Festa” (Porto, 2010); bolsa do programa INOV-ART da DGArtes (Barcelona, 2009); bolsa do programa de Apoio à Internacionalização do Instituto Camões (Argentina, 2009) e bolsa do programa Eurodissée (Paris, 2008). Pós-graduação em Culturas e Discursos Emergentes: da crítica às manifestações artísticas pela UNL & Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, 2008); pós-graduação em BD e Ilustração pelo IADE (Lisboa, 2002); master em Cenografia e Arquitectura do Espectáculo pela Escuela Superior de Artes del Espectáculo TAI (Madrid, 2001) e licenciatura em Pintura pela EUAC (Coimbra, 2000). Expõe e apresenta performances individuais e colectivas desde 1996. A sua práctica artística passa pela fotografia, performance, instalação, desenho, cenografia e figurinos para teatro, etc. O contexto da sua obra tem um compromisso social e político através de um diálogo crítico e irónico. Gira em torno de conceitos como as fronteiras culturais, identidade, género, estereótipos e as dificuldades que os preconceitos sociais trazem às relações humanas. Questiona também, a figura da mulher artista, heroína, migrante e em trânsito, a violência social e a permanente luta por sobreviver num meio hostil. O seu trabalho tem por base a observação e a participação activa num processo contínuo de investigação e de criação quer colectiva como individual. Desenvolve projectos em colaboração com artistas portugueses e internacionais provenientes de várias áreas, procurando enriquecer a sua prática artística e explorar a transdisciplinaridade através destes encontros. É fundadora do colectivo de performance Malparidas juntamente com Valeria Cotaimich (Argentina) e Melina Peña (México). página pessoal | http://www.andreainocencio.com​

ANTÓNIO BARROS | bio | Natural do Funchal. Actividades recentes: Investigação em Imagística da Palavra, Facultat de Belles Arts, Universitat de Barcelona. Consultor do Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa, Universidade Fernando Pessoa, e Diretoria de Imagem na Universidade de Coimbra. Exposições no CAAA, Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães; MUSAC, Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León. Colaborador das revistas ESC:ALA e TriploV, Lisboa; Cibertextualidades, Porto, e Mediapolis e Rua Larga, Coimbra. Obra nas colecções da Fundação de Serralves, Museu de Arte Contemporânea; Museo Vostell Malpartida, Espanha; Walden Zero – Transdisciplinary Art and Education Project, Locarno, Suiça; Archivio Guglielmo Achille Cavellini, Brescia, Itália; Fundação Bienal de Cerveira; Museu de Arte Contemporânea Fortaleza de São Tiago, Funchal; Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; Universidade de Coimbra; Universidade do México; Centro de Documentação 25 de Abril; Câmara Municipal de Coimbra; Colecção Augusta Villalobos; Colecção Ernesto Melo e Castro, São Paulo, Brasil. Livros: “John CAGE, Música Fluxus e outros gestos da música aleatória em Jorge Lima Barreto”, Contaminações #1, e “Joseph BEUYS, Artitude:01 e progestualidades conexas na performance internacional”, apresentação de Lucrezia de Domizio Durini, Contaminações #2. páginas pessoais | barrosantonio.wordpress.com/ po-ex.net/ whatiswatt.org/

ANTÓNIO GOMES [42NA] | bio | Também conhecido por Sr. T Fortuna, António Gomes é um criativo em várias áreas de actuação, da música à ilustração, do design ao multimédia, passando pelo cinema e teatro, instalação e artes plásticas, sempre com o propósito de transmitir uma mensagem, experimentar novos caminhos, sentir e espalhar emoções, acreditando no erro e evoluindo com ele. É o ex-vocalista de Tédio Boys. página pessoal  https://www.behance.net/42na  

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CARLOS GOMES | bio | Natural de Coimbra é licenciado em artes plásticas pela Arca/EUAC. Lecionou artes visuais entre 1996 e 2012. A partir de abril de 2013 dedica-se exclusivamente à fotografia, desenvolvendo trabalho de autor e de fotografia de espetáculo e de cena.

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FERNANDO XAUD | bio | Artista visual autodidata é natural de Manaus/Amazonas e residente a dois anos em Boa Vista/Roraima. Realiza criações artísticas – na área da pintura, fotografia, arte digital e videoarte. Os seus trabalhos abordam entre outros temas o surrealismo, situações cotidianas de introspecção e isolamento, o movimento do indivíduo no espaço e a representação imagética de estados interiores e metáforas pessoais. Atualmente busca ampliar seus horizontes de atuação através de projetos fotográficos e pictóricos, além de produções audiovisuais ficcionais e documentais. Foi o artista seleccionado resultante da “CALL”  TRANS[acto] TRANSDISCIPLINARY & ANTI-ARTISTIC GLOBAL PROJECT para a sua edição #02 no ano de 2015 a decorrer em setembro no Brasil na cidade de Boa Vista no Estado de Roraima.

FREDERICO DINIS | bio | Investigador e artista, nascido em 1974, que utiliza meios sonoros e visuais. Desenvolve o seu trabalho recorrendo a diferentes formatos, tais como: instalação, performance, teatro, fotografia, rádio, vídeo, gravações sonoras e obras musicais. Atualmente encontra-se a desenvolver a sua linguagem com o objetivo de promover processos audiovisuais inovadores e explorar as relações e diálogos entre som e imagem no Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra,  especialidade de Estudos Teatrais e Performativos, desenvolvendo a tese “Sensações Sinuosas e Emoções Hipnóticas: Performance sonora e visual na contemporaneidade”, com a orientação de Fernando Matos Oliveira (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e de Pedro Tudela (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto). Os seus projectos de criação relacionam-se com lugares específicos (como espaços industriais, edifícios e espaços históricos, museus ou arquitecturas menores), explorando ao longo do processo de investigação e de produção, a intersecção da arte, da arquitectura, da tecnologia e das humanidades, procurando refletir sobre a importância dos contextos locais (site-specific) e do sentido de lugar (sense of place), tendo como ponto de partida a interação com os espaços e a apropriação de memórias e de discursos. É conhecido pela concepção de paisagens sonoras e visuais que procuram gerar interpretações diversas e transportar o público para lugares desconhecidos e o seu trabalho tem sido abraçado por museus, salas de concerto, festivais e espaços públicos, nomeadamente: Galeria Santa Clara, Mercearia de Arte, Aqui Base Tango, Salão Brazil, Casa das Caldeiras, Casino da Figueira, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Museu Nacional de Machado de Castro, Casa Municipal da Cultura de Cantanhede, Jardim Botânico de Coimbra, Colégio das Artes, Teatro Académico de Gil Vicente, Queen Anne Court (London, UK), e por eventos como o Salva-a-Terra – Ecofestival de Musica, Freedom Festival, DRHA 2014 – Digital Research in the Humanities and Arts (London, UK). https://fredericodinis.wordpress.com/
 

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GABRIELA CAETANO | bio | Nasceu em1987. É artista pesquisadora, produtora cultural e arte-educadora. Atualmente vive em Coimbra onde realiza Doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes. É Mestre em Processos e Procedimentos Artísticos (2011-2013) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, São Paulo/SP e Licenciada em Artes Plásticas (2005-2009) pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis/SC. É Diretora Artística da Lugar Específico (www.lugarespecifico.com), uma linha de negócios que atua na área de projetos, consultoria e assessoria para artistas visuais.Trabalhou em diversos museus e centros culturais da cidade de São Paulo como arte-educadora, além de ministrar oficinas e workshops para artistas. Possui experiência na área de artes com ênfase em produção artística fotográfica, estudos e experimentos com gravura, desenho e instalação. Seu trabalho explora as questões da fotografia como matéria e suporte artístico, relacionando em sua pesquisa questões contemporâneas sobre a paisagem. Desenvolve pesquisa sobre a repetição da imagem e a paisagem na arte, incluindo os procedimentos fotográficos e gráficos que possibilitam a multiplicidade e reprodutibilidade da imagem na arte contemporânea. Mais informações: gabriela-caetano.wix.com/portfolio

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ISABEL MARIA DOS  | bio | Isabel Maria Pereira Dos Santos (nome de nascimento – 09 de junho de 1967, Coimbra, Portugal) com Isabel Maria Dos como pseudónimo é compositora intermedia, investigadora e professora – em fase de conclusão da Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – Área Científica de Artes – Ramo de Especialidade de Estudos Teatrais e Performativos – Interesse principal de práticas artísticas/investigação: campo da arte interativa e novos media – aplicação nas artes performativas. Pós-Graduação em “A Integração da Óptica e Luz Laser – Holografia na Expressão Plástica” – Dep. de Física da Universidade de Aveiro. Licenciada em Artes Plásticas – Pintura; Estágios: Lyon – França, na Escola Superior Léonard de Vinci – Section Arts Appliqués et Design – Boulevard de Villefontaine onde participou em “au tournage d’un film pour les BTS audiovisuel – Givors – França. Foi “Jovem Criadora 96” / Bienal “Jovens Criadores” 96 – Clube Português de Artes e Ideias (CPAI). Colaborou no Projeto Nartural: Natureza e Arte – no âmbito do Programa Aveiro Digital desenvolvido pela World Wide Web Consortium (W3C). Destaca-se no panorama nacional a participação nas exposições/apresentações: VIII e IX Bienal de Arte Internacional de Vila Nova de Cerveira; IX Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira; – “Estruturas de Informação” – Exposição Multimédia Transdisciplinar – Departamento de Física e do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro – Programa Aveiro Cidade Digital; Ciência e Arte – Novas Dimensões; International Symposium On Solubility Phenomena, Universidade de Aveiro. Autora e coordenadora dos projectos transdisciplinares: – [PAISAGENS NEUROLÓGICAS – ARTE E CIÊNCIA] edições #01 e #02, nos anos 2012 e 2014 respectivamente. http://www.tagv.pt/projeto-educativo/paisagens-neurologicas/http://issuu.com/isabelmariados; – TRANS[acto] https://transacto.wordpress.com/  – Publicações em destaque [ENTRE ARTE E CIÊNCIA, UMA LINHA DESFOCADA] – http://www.uc.pt/rualarga/files/rualarga35.pdf, págs. 24/25. página pessoal | https://isabelmariados.wordpress.com/ 

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JOSÉ CARLOS NASCIMENTO | bio | Vive e trabalha na Rússia em Moscovo. MA Image and communication- Goldsmiths College, University of London, 2004 (bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, 2003_2004). Licenciatura em Pintura – A.R.C.A. 1995. Docente na A.R.C.A. desde de 1995. Exposições (selecção): OPENEND, Espaço Artes, Multimédia e Perfomance, Coimbra 2013; New Cross (com Achilleas Tillegrafos) Espaço Artes, Multimédia e Perfomance, Coimbra 2013; Déjà Vu, Espaço Artes, Multimédia e Perfomance, Coimbra 2013 ; Cimento, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra – 2013; Paisagens Improváveis, Valladolid; Salamanca; León; Guarda, 2012; PassWord, Livraria Portuguesa, Macau, 2012; Magmart, Contemporary Art Museum, Nápoles, 2012; Oslo Screen Festival, Filmens Hus/Cinemateket, Oslo, 2012; Athens Video*/Art Festival, Atenas, 2011; Urban (R)Evolutions, MIDEN Festival, Kalamata, 2009; Actores Urbanos #3, TMG, Guarda, 2008; Actores Urbanos #2, Comissão Europeia, Luxemburgo, 2007; Diálogos Improváveis, Museu da Imagem, Braga, 2007 (individual); Actores Urbanos #1, Galeria Sete, Coimbra, 2007; Encontros da Imagem, Mosteiro de Tibães, Braga, 2006; Descubrimentos, Matadero, Madrid, 2006; Cross breed – Menier Gallery, Londres, 2004; Nas entranhas do infinito – Centro Cultural de Belém, Lisboa, 2002 (individual); Língua franca, Aarhus, 2002; Photographie Portugaise, fotografia Marroquina, Musée Batha, Fés, 2002; Critério Visível – CPF | Cadeia da relação, Porto, 2002; Índia – Encontros da Imagem de Braga, 2001 (individual). Bolsas: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003 > 2004; Kellogs, Descubrimentos| Photoespaña, 2002; CPF/Ministério da Cultura, 2000; 2001 ; Fundação Oriente, 2001. Coleções: CNF | Ministério da Cultura; Encontros da Imagem de Braga; Encontros de Fotografia de Coimbra.

JOSÉ CRÚZIO | bio | Nasceu em 1975 em Coimbra, reside em Viseu. Licenciou-se em Pintura_Variante Artes Plásticas e detém o ano curricular do Mestrado em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro. Trabalha como docente de Artes Visuais e como artista plástico. Desde 1998 tem frequentado diversos workshops de fotografia, vídeo e vídeoarte; trabalhou como fotógrafo de cena em vários colectivos cénico-performativos e como repórter fotográfico nos Jardins Efémeros de 2012, entre outros eventos. Participou, como artista plástico, nas Bienais Internacionais de Vila Nova de Cerveira, do Douro/Alijó e Porto Santo; na Trienal Mundial de Chamaliéres (FR) e Miniprint de Cadaqués (ES) e em vários eventos tais como os Jardins Efémeros (Viseu). Actualmente, trabalha em obras e equipas de características multidisciplinares/intermédia http://cargocollective.com/josecruzio/Jose-Cruzio

JOSÉ MARIA SANCHO | bio |  Nace en Sueca (Valencia) en 1970. Estudia Ciencias Empresariales y por motivos laborales se traslada a vivir a Barcelona en 2001, donde decide comenzar a formarse en Historia del Arte y en fotografía, que son sus verdaderas pasiones.página pessoal | http://sancho70.tumblr.com

JUDD MORRISSEY bio | Nasceu em Chicago (EUA) é escritor e code artist. As suas obras de literatura electrónica, performance interdisciplinar e instalação digital têm sido apresentadas em festivais e exposições nos Estados Unidos e na Europa, designadamente no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, Landmark@ Bergen Art Museum, House of World Cultures (Berlim), Teatre & DT ( Zagreb) e Centro Cultural de Chicago. Entre as suas obras literárias digitais, destaca The Precession (2009 – 2011), The Jew’s Daughter (Electronic Literature Collection, 2006), My Name is Captain, Captain (Eastgate Systems, 2002) e The Last Performance [dot org] (2009), projecto de escrita colaborativa, arquivo e visualização de texto para o qual recebeu a Creative Capital / Andy Warhol Foundation Arts Writers’ Grant em 2007. O seu trabalho tem sido objecto de inúmeros ensaios críticos e recensões em jornais e revistas, incluindo New York Times, The New Republic, RAINTAXI e Iowa Review. Judd Morrissey é mestre em belas artes [MFA] pela Universidade de Brown e é actualmente Professor Associado no Instituto de Arte de Chicago, onde lecciona nos domínios da Escrita, Arte e Tecnologia, e Performance. Foi membro do colectivo de performance Goat Island de 2004 até 2009, data de término do colectivo. Mais info em: judisdaid.com

fonte dos texto: http://po-ex.net/noticias/performances-e-intervencoes/operatus-de-judd-morrisey (tradução de Manuel Portela)

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LAETITIA MORAIS | bio | Formou-se em Artes Plásticas na FBAUP (2006). Apresentou trabalhos em galerias e eventos dos quais se salientam Galeria Faticart, Roma; Rewire, Haia; Peacock Art Centre, Aberdeen; General Public, Berlim; Elbphilharmonie, Hamburgo; Storung, Barcelona; Cynetart, Dresden; EME, Palmela; Mózg, Bydgoszcz; Galeria Fábrica Features, Lisboa; Sol, Porto e EI, Nova Iorque.

O seu trabalho identifica-se pela mistura de formatos, desde o objecto ao vídeo, e por processos de descoberta. Colabora frequentemente com músicos e encenadores.
É docente na ESEC desde 2008.  página pessoal | laetitiamorais.wordpress.com
 
LUÍS LUCAS PEREIRA | bio | Nasceu em Coimbra em 1984. Estudou engenharia informática e é aluno do Programa Poutoral em Ciências e Tecnologias da informação na Universidade de Coimbra. Actualmente é investigador no projecto “nenhum problema tem solução: um arquivo digital do livro do desassossego” do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Como autor interessa-se por videojogos, literatura electrónica e computação de matéria sensível, áreas de estudo e a que se tem dedicado ultimamente.
 

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MAIA CAETANO | bio | Com nome de nascimento Fernando Maia Caetano é bacharel em Artes Visuais na ARCA/ ETAC de Coimbra, é licenciado em Pintura na EUAC de Coimbra – Mestrado em Comunicação Estética, em Janeiro de 2010. Actualmente frequenta o Doutoramento em Arte Contemporânea, no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Investigador do CEIS XX, da Universidade de Coimbra. É professor do 3o Ciclo e Secundário da Escola Secundária/ 3 de Pinhel, das disciplinas de Educação Visual, Oficina de Artes, Desenho, Teoria do Design, Geometria Descritiva e História da Arte. – Orientador Cooperante da ARCA/Universidade Coimbra e da Universidade de Aveiro – Formador do Grupo 600 – Avaliador de Professores. Foi seleccionado para a exposição comemorativa da Revolução Estudantil. – Seleccionado para a exposição comemorativa do Bicentenário da Revolução Francesa. – Participação várias exposições colectivas em Pinhel, Guarda, Espinho, Porto, Coimbra – Várias exposições individuais na Guarda, Viseu, Mêda, Pinhel – Membro Fundador do Grupo de Intervenção Artística, Anúncios Solúveis. – Participação na III Bienal de Arte da Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Real em 1999. – Participação na Exposição colectiva anual da ANAP na Guarda em 2002 – Participação na Exposição colectiva “Arte e Interioridade” integrada na Feira das Tradições de 2007. – Participação na ARTIS em 2011e 2013 em Seia – Representado em várias coleções particulares e em várias instituições. Outros – Conferência na Bienal d’Ar-te(s), “O Urinol em Pinhel” em 2013 – Palestra nas Paisagens Neurológicas 2, “Armando Azevedo, O Eu Individual ou o Eu Colectivo” em 2014.

MANUEL CHANTRE | bio (FR) | Manuel Chantre est un artiste canadien en nouveaux médias et compositeur qui crée des performances audiovisuelles, installations immersives et sculptures interactives en intégrant la musique, la projection vidéo, l’animation 3D et l’éclairage. Il s’intéresse à la déconstruction de symboles culturels pour créer des oeuvres à la croisée de l’expérience sensorielle, de la fiction et du commentaire. Ses oeuvres sont produites et présentées par des institutions en art médiatique de renommées internationales. manuelchantre.com

Manuel Chantre | bio (PT) | é um artista canadiano da área dos novos media e compositor que cria performances audiovisuais, instalações imersivas e esculturas interactivas que integram música, projecções vídeo, animações 3D e luz. Os seus interesses intersectam a desconstrução dos símbolos culturais para a criação de obras com cruzamentos de experiências sensoriais, ficção e comentário. As suas obras têm sido criadas para apresentação em eventos e instituições artísticas ligadas aos novos meios/artes mediadas de renome internacional. página pessoal | manuelchantre.com (tradução  francês/português  de Isabel Maria Dos)

 
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NELSON GOMES | bio | Nasceu em Coimbra em 1973 e iniciou os estudos no ano de 1990/91 na licenciatura de Design Gráfico e Comunicação. É licenciado em Pintura pela Escola Universitária de Artes de Coimbra (ARCA-EUAC) é atualmente docente de Educação Visual no Instituto Duarte de Lemos, na Trofa do Vouga – Águeda. Aí, para além da coordenação do departamento das Artes e de outros projetos ligados ao ensino das artes, dinamiza o núcleo de fotografia daquela escola do ensino básico. Em 2012 participou na exposição coletiva de fotografia “O ritmo dos dias”, Lisboa, hotel NH e em 2013 obteve o 1.º prémio no concurso de fotografia “10 anos Olhares”, promovido pelo site de fotografia “Olhares”. Foi finalista do concurso “1.º photo Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, onde expos coletivamente. Duas fotografias da sua autoria foram expostas no concurso “Estradas de Portugal – um outro olhar”, Museu do Caramulo em 2013. É coautor no Livro “20 Fotografia de Rua”, publicado pelas Edições Vieira da Silva e participa atualmente no projeto “Expoint”, ciclo de exposições colectivas de fotografia, que decorre ao longo do ano em diversas cidades do país. página pessoal | 

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PAULO ARELIANO DA MATA | bio | Nasceu em Inhumas – GO, Brasil em 1987. É historiador da arte de performance, membro fundador da Cia. Excessos e da eRevista Performatus, organizador e diretor da Mostra Performatus, e performer. Atualmente, é mestrando em Práticas Artísticas Contemporâneas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal. Licenciou-se em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Participou das coletivas nacionais e internacionais: XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira: “Olhar o passado para construir o futuro” (Vila Nova de Cerveira, Portugal, 2015); Múltiplas Perspectivas e não menos Contradições e Sonhos (I Bienal da Maia: Lugares de Viagem, Maia, Portugal, 2015); Under the Subway Video Art Night (The ANNEX Art Social Space, Nova York, Estados Unidos; Project Space Kleiner Salon, Berlim, Alemanha; 2015); Rapid Pulse Festival Performance Art 2015 (Defibrillator Gallery, Chicago, Estados Unidos, 2015); (Tra)vestir um fa(c)to (Espaço MIRA, Porto, Portugal, 2015); Amor Marginal (CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura em Guimarães, Portugal, 2015); Beija-me (SESC-Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2015; IV Festival de Formas Poéticas, Estação Cultura, Catanduva, SP, Brasil, 2013); 18º Salão de Artes Plásticas de Catanduva (Estação Cultura, Catanduva, SP, Brasil, 2014); Vitrine de Projetos: Ensaios sobre a Fronteira (Fundação Memorial da América da Latina, São Paulo, SP, Brasil, 2014); Orexia (Barracão Maravilha, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2014); Corpo (i)materializado (Mostra Performatus #1, Central Galeria de Arte, São Paulo, SP, Brasil, 2014); Moda e Religiosidade em Registros Corporais (CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura em Guimarães, Portugal, 2013; SESC-Campinas e SESC-São José do Rio Preto, SP, Brasil, 2013-14); Dzień Światła 2012 (Galeria Otwarta, Wrocław, Polônia, 2012); entre outras. Em 2015, com Tales Frey, fez curadoria da exposição ÁguaAr de Suzana Queiroga no CAAA em Guimarães e da exposição Trabalha-dores do Cu no Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos no Porto, ambas cidades de Portugal. Já em 2014, com Tales Frey, realizou e fez curadoria da MOSTRA PERFORMATUS #1 na Central Galeria de Arte em São Paulo. Também, nesse mesmo ano, com Tales Frey, fez curadoria da exposição Priscilla Davanzo: Lugares da Escrita no CAAA em Guimarães, Portugal. E em 2013, com Tales Frey, fez curadoria da exposição Beija-me na Estação Cultura em Catanduva (SP, Brasil). Os principais cursos de formação contínua nacionais e internacionais que praticou são: Becoming an Image (com Manuel Vason na Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst em Campinas, SP, Brasil); B With People (com Marcelo Evelin na mala voadora.porto em Porto, Portugal); Laboratory Karawanasun (com Rena Mirecka no Instytut im.Jerzego Grotowskiego em Brzezinka, Polônia); Au Cœur du Son (com Jarosław Fret, Aleksandra Kotecka, Tomasz Wierzbowski, Jean-François Favreau e outros membros do Teatr ZAR na Arta Cartoucherie em Paris, França); História da performance no contexto das artes (com Mariana Brandão na Fundação Serralves em Porto, Portugal); Practical workshops of The Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (com Mario Biagini e Thomas Richards na Fondazione Pontedera Teatro e no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards em Pontedera, Itália); Odin Week (com Odin Teatret em Holstebro, Dinamarca); La Esencia del Actor a través del Movimento y La voz (com Yoshi Oïda no Estudio Dramático em Valência, Espanha); Interpretação (Método das Ações Físicas – Stanislavski e Grotowski) (com Celina Sodré no Studio Stanislavski no Rio de Janeiro, RJ, Brasil); Workshop com Gerald Thomas no SESC Consolação em São Paulo, SP, Brasil; entre outros. Em 2014, sua obra Homenagem a Oscar Niemeyer integrou permanentemente o acervo da Fundação Memorial da América Latina (São Paulo, SP, Brasil) e, também nesse ano, com a obra El Minotauro #2, ganhou em terceiro lugar dentro da categoria PHOTOGRAPHY no 2014 EMERGING EROTIC ARTIST CONTEST da Tom of Finland Foundation (Los Angeles, Estados Unidos). Organizou e traduziu, com Suianni Macedo, o livro Henri de Gissey de Paris: desenhista ordinário dos divertimentos e dos balés do Rei (1608 – 1675) de Anatole de Montaiglon e, atualmente, organiza a autobiografia Quinze anos de minha vida de Loïe Fuller, e, com Tales Frey, a catalogação Evocações da Arte Performática (2010-2013). página pessoal | www.ciaexcessos.com.br 

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ROBERTO FACCENDA | bio | nasceu em março de 1962 no norte de Itália, perto da cidade de Alba em um lugar, segundo o autor, “com aroma a Tartuffi e Nutella” em Canal, CN – Piemonte, província de Cuneou, região das famosas trufas, da produção de vinho nobre e de algum chocolate. Para além de informático na área da gestão logística, trabalho que considera ser “frio”, Faccenda dedica-se desde a sua juventude à fotografia. O seu trabalho fotográfico tem-se focado especificamente na exploração das temáticas relacionadas com as pessoas e as suas formas de vida, nas paisagens do mundo e multiculturas. Este trabalho é resultante das várias viagens que tem realizado a diversos países dos vários continentes no Mundo. robertofaccenda.it

RODRIGO REIS | bio | Nasceu em Bauru, São Paulo – Brasil, em 1977. Morou em Coimbra e fez especialização em fotografia em Lisboa. É fotógrafo. Depois de se dedicar à fotografia de Teatro e registrar Projetos Sociais desenvolvidos em diversos estados brasileiros, tem hoje como foco a experimentação na captação de imagens a partir de seu telemóvel. Mais informações em instagram.com/rodrigoreis777 ou rrfotografia.carbonmade.com

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SILVESTRE PESTANA | bio | Natural do Funchal, Silvestre Pestana nasceu em 1949. É licenciado em Artes Gráficas e Design pela ESBAP, mestre em Ensino de Arte e Design pela De Montford University. Foi professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Estudou Televisão e Música Electrónica na Universidade de Estocolmo. A sua obra impõe-se pela radicalidade das intervenções que, desde o primeiro momento, se apoiam num intencional hibridismo resultante do jogo e permutação entre signos linguísticos e signos não linguísticos. A contaminação que, nos anos 1960 e 70, deriva da utilização de material gráfico diverso, passará a encontrar, nos anos 80, um apoio na utilização do vídeo e dos meios informáticos. A este nível, pode dizer-se que a sua poesia para computador abriu novos rumos à poesia experimental. Misturando frequentemente, e de um modo intencional, questões relacionadas com a materialidade e a mediação, na sua obra os procedimentos baseados em sistemas digitais aparecem misturados com a representação de carácter analógica. Os seus trabalhos recentes, no âmbito da performance, em espaços reais ou virtuais como o Second Life, são fundamentais para aferir o modo como as práticas experimentalistas inteferem com as práticas sociais em que se articulam. Algumas das suas exposições individuais incluem: Acrilic Kunst, Galeria K, Estocolmo (1972); Poema / Ovo, Galeria C.A.P.C. (1977); As Ilhas Desertas, Galeria Árvore (1979); Radiologias, Galeria C.A.P.C. (1980); Bio-Virtual, Galeria Árvore (1984); Bio-Virtual, Galeria Leo (1984). É autor dos vídeos: Ave(1976); Mater (1978); Vi deo poemas (1979); Óvulo (1979); A Computer Story (1979); Necro-Eco (1979); Crosnosgrafias (1979); Pirâmide (1979); Homeostasis(1980); Geo-Psico-Verso (1980); Bio-Virtual (1983). Autor, nos anos 80, de poemas programados para ZX81, ZX82 e, posteriormente, em versão cromática para Spectrum, intitulados Computer poetry. Realizou pautas poético-gráficas musicais para Anar Band (Rui Reininho e Jorge Lima Barreto, 1977) e publicou o livro/catálogo de exposição Águas Vivas (Galerias Alvarez, 2002). Organizou com Fernando Aguiar Poemografias (Livro e Exposição itinerante de Poesia Visual, em 1985), co-organizou What is Watt? (desde 2001), e participa com frequência na Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira. A sua obra foi objecto de uma exposição no ciclo Nas Escritas PO.EX (Povo Novo Virtual, 2013). fonte do texto http://po-ex.net/taxonomia/transtextualidades/metatextualidades-alografas/silvestre-pestana-biografia

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TALES FREY | bio | Nasceu em Catanduva-São Paulo, Brasil em 1982. Vive e trabalha entre o Brasil e Portugal na cidade do Porto. Artista performático, videoartista, crítico  de arte e encenador, atualmente, está em fase de conclusão de um doutorado em  Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra em Portugal, onde desenvolveu a tese-projeto (Practice-led Research) “Performance e ritualização: moda e religiosidade  em  registros corporais”. Realizou um Mestrado em Estudos Artísticos – Teoria e Crítica da Arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e uma especialização em Práticas Artísticas Contemporâneas pela mesma instituição. Sua graduação é em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição onde manteve vínculo para cursar uma graduação em Indumentária na Escola de Belas  Artes  da UFRJ. Apresentou trabalhos artísticos na Argentina, no Brasil, no Canadá, na China, em Cuba, nos Estados Unidos da América, na Inglaterra, na França, na Alemanha, na Malásia, no México, na Polônia, no Peru, em Portugal, na Sérvia, na Suécia e na Tailândia. Entre os principais eventos e espaços, exibiu uma videoperformance no Kuala Lumpur 7th Triennial – Barricade na Malásia, um filme no Short Fim Corner do Festival de Cannes 2011, uma performance durante o Rapid Pulse International Performance Art Festival na Defibrillator Gallery em Chicago e apresentou uma videoperformance no The Kichen em New York em 2012, entre outros. Em 2013, foi um dos selecionados para exibir uma performance, ao vivo, no Performance Platform Lublin na Polônia na Galeria Labirynt. Dentre as várias exposições coletivas e individuais, Tales mostrou “Moda e Religiosidade  em Registos Corporais” na cidade de Guimarães no Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura, SESC em Campinas-SP e SESC São José do Rio Preto; mostrou ainda a exposição “Orexia” no  Barracão Maravilha na cidade do Rio de Janeiro e “(Tra)vestir um Fa(c)to” no Espaço Mira na cidade do Porto em Portugal. Apresentou a exposição “Beija-me” na Secretaria de  Cultura  de  Catanduva-SP  e no SESC  Ribeirão Preto. Entre 2013 e 2014, com Paulo Aureliano da Mata, realizou a MOSTRA PERFORMATUS #1 na Central Galeria de Arte em São Paulo, além de promover uma série de residências artísticas para artistas de diversas localidades do Brasil através da Performatus em parceria com o instituto Hilda Hilst, como por exemplo, um workshop com Manuel Vason. Alguns de seus trabalhos integram permanentemente acervos proeminentes tais como o do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), do Instituto Municipal de Arte y Cultura  de  Puebla  no  México  e,  também,  da  Pinacoteca  João  Nasser em Catanduva-SP. Em 2015, foi convidado para expor na Bienal da Maia e foi selecionado para a 18ª Bienal Internacional de Arte de Cerveira e para a Bienal de Gaia. “Artista revelação” no 18º Salão Contemporâneo pertencente ao  Salão  de Artes  Plásticas  de Catanduva com a obra À-Terra-Dor (2014), Tales é membro fundador da revista  eletrônica Performatus e da Cia.Excessos e é autor do livro “Discursos críticos através da poética  visual  de Márcia X.” e organizador, com Paulo Aureliano da Mata, da catalogação “Evocações  da  Arte Performática (2010-2013)”.

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UELITON SANTANA | bio |

bio | Ueliton Santana dos Santos nasceu em 25 de outubro de 1981, em Sena Madureira-Ac no Brasil. Com um ano de idade passou a morar na cidade de Rio Branco onde os cinco anos teve o seu primeiro contacto com o desenho, aos 16, entrou para o curso de desenho artístico no centro Interescolar, aos 17, participou do curso de iniciação as artes no SESC. O seu interesse pela arte leva-o a um exercício contínuo e persistente. Os exercícios artísticos e busca por uma melhor qualidade de seu trabalho incluindo a sua linguagem começaram sobretudo entre os seus 18, 19 e 20 anos de idade que foram caracterizados como período de muita prática.  Neste período Ueliton participa em diversas exposições, em vários cursos como instrutor e faz intensa pesquisa sobre História e Filosofia da Arte, participando inclusive em cursos. Em 2002, assume a presidência da Associação dos Artistas Plásticos do Acre (AAPA) onde, junto com os demais membros da diretoria, elabora vários projetos de abrangência social e de reestruturação da associação dos artistas. Em 2004 iniciou estudos na Faculdade de Belas Artes em Cuzco no Peru, sendo que no mesmo ano deixou a Faculdade e voltou para o Brasil continuando a realizar diversas exposições. Em 2006 iniciou estudos na Faculdade de Artes Visuais e expôs em algumas capitais brasileiras, participou na realização de uma obra do artista colombiano Alberto Baraya para a 27º Bienal Internacional de São Paulo, o mesmo ano Ueliton recebeu premiação do VI Concurso Cultural de Pintura em Tela promovido pela On Line editora, S. Paulo Brasi. Expôs no Salão Negro do Congresso Nacional/Brasília. Tem várias obras publicadas na Revista Galeria em Tela, uma revista de circulação nacional e internacional. Em 2008 a Assembléia Legislativa do Estado do Acre adquiriu uma coleção de 14 pinturas do autor, e uma coleção de 24 trabalhos nas áreas da Pintura e do Desenho foram adquiridas por um coleccionador europeu. Foi artista convidado para expor na NYHAVN 18 Galeria de Arte na Dinamarca. Em junho de 2009, graduou-se em Artes Visuais. ainda em 2009 recebeu dois prêmios; pintura e aquarela no concurso as cores da cidade e realizou dois projetos de oficinas pela lei de incentivo a cultura. Em Setembro de 2010 terminou o Curso de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Arte pela Faculdade Internacional de Curitiba no Brasil. Em 2011 foi seleccionado para participar na exposição Rumos Itaú cultural. Em 2012 foi seleccionado para fazer o mestrado na UFRRJ, participou ainda na exposição Espelho Refletido a convite do curador Marcus Lontra e Amazônia a Arte com Paulo Herkenhof. Foi convidado a compor a galeria construtores do Brasil com a obra Retrato de Plácido de Castro. Actualmente desenvolve diversas atividades em projetos artísticos e oficinas de desenho e pintura em diversos locais. O artista é docente na área de artes do Instituto Federal do Acre.  Atualmente frequenta o Curso de Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Mais informações em uelitonsantana.blogspot.com

 

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